PROFESSORA DA UNEMAT LANÇA OBRA CRÍTICA SOBRE RICARDO GUILHERME DICKE

Será lançado hoje, 20 de abril, 20h-MT, o livro A estética de Dicke: entre o sublime e o grotesco, de Shirlene Rohr de Souza, que constitui resultado de projeto cultural selecionado pelo Edital MT-Nascentes 05/2020/SECEL, Lei Aldir Blanc. O livro faz um exame das narrativas do escritor mato-grossense pelo viés da Estética e seus conceitos fundamentais: belo, feio, sublime e grotesco. Publicado no formato impresso (ISBN 978-65-994173-1-3) e no formato digital (ISBN 978-65-994173-0-6), A estética de Dicke: entre o sublime e o grotesco constitui uma maneira de enfatizar a importância de Dicke no cenário cultural de Mato Grosso.

O livro resulta da Tese de Doutorado, defendida em outubro de 2020, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UNEMAT (PPGEL), na cidade de Tangará da Serra, com pesquisa realizada sob a orientação da Prof. Dra. Vera Maquêa. A obra de Dicke é robusta: considerando apenas a ficção, ele deixou um legado inestimável de nove romances e três livros de contos, cuja estética é marcada pelas paisagens de Mato Grosso e por personagens complexos, submetidos às mais diversas situações e eventos. Cada obra de Dicke, à sua maneira, constitui um acento sobre Mato Grosso: sua gente, suas paisagens longínquas, seus extremos climáticos, sua economia nascida dos garimpos, migrada para o agronegócio. O resultado pode ser compreendido como acréscimo à fortuna crítica do escritor, reforçando sua importância para a cena cultural de Mato Grosso. O livro será distribuído nas bibliotecas e os leitores interessados poderão baixar o e-book, que em breve estará disponível para download. A expectativa é que o livro possa circular entre leitores e admiradores de Dicke.

Shirlene Rohr de Souza é capixaba, residente em Mato Grosso desde 2006, quando foi aprovada como docente na UNEMAT, para o Curso de Letras, Campus de Alto Araguaia. Doutora em Estudos Literários, desenvolve pesquisa sobre a estética do realismo grotesco, tema que norteou as análises dos contos e romances de Dicke.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=QpEYo-vwsNg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *